Especialistas em análise de processos
Industrias e Serviços
Consultoria | Mercavejo Brasil Marketing Direto | Brasil
METODOLOGIA
a) Entender e mapear o processo;
b) Medir a sua variabilidade na linha de produção;
c) Identificar o gargalo e verificar as suas causas;
d) Apresentar proposta de melhorias.
Projetos para o desenvolvimento e crescimento empresarial.
Prioridade Máxima: Identificar o gargalo, sua variabilidade
e propor melhorias.
Temos por finalidade proporcionar um alto nível de serviço ao cliente, para isso, pedimos gentilmente a sua colaboração preenchendo um formulário .
Identificação e eliminação do gargalo integrando ferramentas estatísticas voltadas para diminuição da variabilidade do sistema
1ª FASE
Definição do problema.
- Diagnosticar e priorizar as necessidades e exigências dos clientes.
IDENTIFICAR:
-Quais são as características principais para a qualidade do produto/serviço.
-Conhecer e mapear o fluxo do processo (fluxograma).
-A restrição visualmente (acúmulo de mercadorias, tempos ociosos etc).
-O(s) problema(s); Fazer visitas in locu, entrevistar funcionários (começar a investigação).
- Observar o comportamento, meios e métodos de produção que afetam o cliente.
- Verificar quais as causa/raiz do problema (restrição); (entender o problema).
Fazer um trabalho de conscientização de todos os colaboradores da empresa.
2ª FASE
Explorar a variabilidade e a restrição do problema.
- Medir o tempo de cada processo.
- Conhecer o comportamento das variabilidades das operações.
- Identificar a variabilidade e o gargal do processo estatisticamente.
- Analisar as causas das variabilidades e do gargalo encontrado.
- Verificar as atividades que agregam e valor das que não agregam e até aquelas que tenham diretamente alguma relação com o problema em estudo.
- Usar ferramentas estatísticas para análises (gráficos e tabelas como indicadores de desempenho).
- Integrar instrumentos de gestão (melhorias para eliminação do gargalo).
- Apresentar o projeto de melhoria.
3ª FASE
Implantar o projeto de melhoria
- Fazer ajustes ou até mudanças que atuem diretamente no cliente
(eliminar desperdícios, erradicar defeitos, reduzir custos etc).
- Melhorar a variabilidade do sistema e eliminar o gargalo na operação.
Subordinar as restrições
- Controlar os resultados e mudanças dos processos realizados.
- Fazer com que todos os demais processos estejam no mesmo ritmo da restrição.
- Obter um feedback sobre o que foi obtido.