top of page

Black Friday ou “Black Fraude”


A Black Friday estreou oficialmente no Brasil em 2011. 

O brasileiro já entendeu a dinâmica da Black Friday depois de algumas edições

decepcionantes.

Quem quer comprar pesquisa mais, arrisca menos e consegue aproveitar as ofertas

A partir de 2015, as lojas, mais preocupadas com a reputação, investiram para evitar esses

problemas técnicos e as reclamações

Nas últimas edições, a propaganda enganosa foi a principal queixa; data de

promoções acontece tanto no comércio eletrônico quanto no varejo físico, No Brasil,

em 2019 ocorre no dia 29 de novembro.

Para que o consumidor consiga o desconto esperado nessa época, ele deve fazer desde já

sua lista de compras e começar a fazer a pesquisa de preços dos produtos desejados para

que não seja surpreendido por eventuais mudanças de valores que podem levar à principal

queixa dos consumidores nas últimas quatro edições da data de promoções: a propaganda

enganosa.

A propaganda enganosa inclui a maquiagem de preços, que levou os consumidores a

apelidarem o evento de “Black Fraude” nas edições anteriores. A prática da maquiagem,

também conhecida como "metade do dobro", consiste em aumentar os preços antes da data

do evento para depois baixá-los e nomeá-los como “superdescontos”. A propaganda

enganosa também inclui a diferença dos preços anunciados no momento da compra e na

hora do pagamento do pedido.

Principais queixas, segundo o

Reclame Aqui, ano a ano: 2013

Problemas para acessar os sites,

Falta de estoque dos produtos

anunciados, Dificuldade para

efetuar compra, 2014 Problemas

técnicos para acessar sites ou

finalizar compras, Maquiagem de

preços e Sumiço de produtos do

carrinho virtual , 2015

propaganda enganosa: 36,2%,

Problemas para finalizar a

compra: 9,1%, Divergência de

valores: 7,1% , 2016 Propaganda

enganosa: 22% , Divergência de

valores: 15,1%, Problemas para

finalizar a compra: 12% , 2017

propaganda enganosa: 13,5% ,

Problemas com finalização da

compra: 9,6%, Divergência de

valores: 8,8% ,2018 Propaganda

enganosa: 14,2%, Divergência de

valores: 7,6%, Problemas para finalizar a compra: 7,6%

A Black Friday, que acontece tanto no comércio eletrônico quanto no varejo físico, é

considerada uma das principais datas de compras no Brasil.

Bons negócios a todos !

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page