Black Friday ou “Black Fraude”
A Black Friday estreou oficialmente no Brasil em 2011.
O brasileiro já entendeu a dinâmica da Black Friday depois de algumas edições
decepcionantes.
Quem quer comprar pesquisa mais, arrisca menos e consegue aproveitar as ofertas
A partir de 2015, as lojas, mais preocupadas com a reputação, investiram para evitar esses
problemas técnicos e as reclamações
Nas últimas edições, a propaganda enganosa foi a principal queixa; data de
promoções acontece tanto no comércio eletrônico quanto no varejo físico, No Brasil,
em 2019 ocorre no dia 29 de novembro.
Para que o consumidor consiga o desconto esperado nessa época, ele deve fazer desde já
sua lista de compras e começar a fazer a pesquisa de preços dos produtos desejados para
que não seja surpreendido por eventuais mudanças de valores que podem levar à principal
queixa dos consumidores nas últimas quatro edições da data de promoções: a propaganda
enganosa.
A propaganda enganosa inclui a maquiagem de preços, que levou os consumidores a
apelidarem o evento de “Black Fraude” nas edições anteriores. A prática da maquiagem,
também conhecida como "metade do dobro", consiste em aumentar os preços antes da data
do evento para depois baixá-los e nomeá-los como “superdescontos”. A propaganda
enganosa também inclui a diferença dos preços anunciados no momento da compra e na
hora do pagamento do pedido.
Principais queixas, segundo o
Reclame Aqui, ano a ano: 2013
Problemas para acessar os sites,
Falta de estoque dos produtos
anunciados, Dificuldade para
efetuar compra, 2014 Problemas
técnicos para acessar sites ou
finalizar compras, Maquiagem de
preços e Sumiço de produtos do
carrinho virtual , 2015
propaganda enganosa: 36,2%,
Problemas para finalizar a
compra: 9,1%, Divergência de
valores: 7,1% , 2016 Propaganda
enganosa: 22% , Divergência de
valores: 15,1%, Problemas para
finalizar a compra: 12% , 2017
propaganda enganosa: 13,5% ,
Problemas com finalização da
compra: 9,6%, Divergência de
valores: 8,8% ,2018 Propaganda
enganosa: 14,2%, Divergência de
valores: 7,6%, Problemas para finalizar a compra: 7,6%
A Black Friday, que acontece tanto no comércio eletrônico quanto no varejo físico, é
considerada uma das principais datas de compras no Brasil.
Bons negócios a todos !
Comments